O Sport Club Internacional, mais conhecido como Internacional ou Inter de Porto Alegre e popularmente pelo apelido de Colorado, é um clube brasileiro com sede na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 4 de abril de 1909, pelos irmãos Poppe, com o objetivo de ser uma instituição democrática e sem preconceitos. Listamos os top 5 livros que contam esta rica histórica do Inter.
É uma felicidade que o melhor do homem seja a sua capacidade de lembrar. Um escritor é surpreendido na frase pela intromissão gloriosa da memória ? e da melhor memória, a da infância, da primeira adolescência, dos fatos insubstituíveis e fundadores da existência. O Luis não devia nada. Já construiu uma reputação como cronista, incomum na economia da frase, nas doses de ironia e sarcasmo, atento observador desse divertido cotidiano; um escritor que é uma multidão quase todo dia. Não devia absolutamente nada. Mas agora, com Autobiografia de uma paixão, o futebol por sua inesgotável exigência de que sejamos diante dele o que sempre fomos, em fidelidade, aprumo e compromisso, revela um Luis anterior ao Luis que quase todos conhecem e admiram. Este livro são as memórias do guri da Felipe de Oliveira, da vó Elma, dos eucaliptos, das primeiras escolhas definitivas sobre a vida que devem ter valido para as grandes decisões: escrever ou não escreve, casar, deixar o Rio, fazer desenhos. Enfim, os méritos que o livro repassa são como uma dádiva da escrita, da percepção das coisas e dos homens, da invejável ironia que não permite ao autor sentir-se acima do leitor, do sarcasmo com que sabe destituir as imponências, e esse olhar compreensivo e solidário que tem sobre o mundo, tudo isso é pouco diante do que esse livro concede ao leitor, o Luis memorialista. Só mesmo o futebol.
Histórias Coloradas - Versão Mirim (Português) Capa comum – 1 janeiro 2005 por Carlos Urbim
O livro 'Os dez mais do Internacional' tem o objetivo de trazer ao torcedor colorado o perfil de dez ídolos da história do clube. Contém fotos e caricaturas dos jogadores como Carlitos, Tesourinha, Oreco, Claudiomiro, Figueroa, Valdomiro, Carpegiani, Falcão, Manga e Fernandão.
Este livro responde a uma pergunta que todo pai ou avô colorado gostaria de responder para seus filhos ou netos (ou filhas e netas): por que eles devem torcer pelo Inter? Luís Augusto Fischer, nascido em Novo Hamburgo e porto-alegrense desde o primeiro ano de vida, colorado de coração, conta como vale a pena torcer pelo time do Beira-Rio, numa saborosa viagem pela história do Internacional, um clube que nasceu pequeno, acolhendo as pessoas simples, e conquistou o mundo. Uma história singela, porém poderosa, que não fala apenas de futebol, títulos e ídolos, mas de espírito esportivo, amizade e união. E de como é bom ir ao estádio, fazer barulho quando o time entra em campo, levantar da arquibancada e dar um grito de gol. Ainda mais se for gol do Inter!
O colorado Ricardo Freire, orgulhoso torcedor do atual campeão gaúcho, relembra o Brasileiro de 1975, decisivo em sua paixão, e como era complicado torcer para um time gaúcho estando em Brasília. Além da história de cada um, ilustrada, o livro traz ainda um almanaque completo, com todas as informações que o leitor precisa para conhecer a história de seu clube do coração, como as conquistas, o hino, as maiores goleadas, os grandes craques.