Sir Arthur Charles Clarke foi um escritor inglês de ficção científica, escritor científico, futurista, inventor, explorador submarino e apresentador de uma série de televisão. Ele co-escreveu o roteiro do filme de 1968 2001: A Space Odyssey, amplamente considerado como um dos filmes mais influentes de todos os tempos. Clarke era um escritor de ficção científica, um ávido divulgador de viagens espaciais e um futurista de habilidade distinta. Ele escreveu muitos livros e muitos ensaios para revistas populares. Em 1961, ele recebeu o Prêmio Kalinga, um prêmio da UNESCO por popularizar a ciência. Os escritos de ciência e ficção científica de Clarke lhe renderam o apelido de "Profeta da Era Espacial". Seus escritos de ficção científica, em particular, lhe renderam vários prêmios Hugo e Nebula, que junto com um grande número de leitores, fizeram dele uma das figuras mais altas do gênero. Por muitos anos, Clarke, Robert Heinlein e Isaac Asimov foram conhecidos como os "Três Grandes" da ficção científica. Clarke foi um defensor vitalício das viagens espaciais. Em 1934, ainda adolescente, ingressou na BIS, British Interplanetary Society. Em 1945, ele propôs um sistema de comunicação via satélite usando órbitas geoestacionárias. Ele foi o presidente da British Interplanetary Society de 1946 a 1947 e novamente em 1951–1953. Conheça a seleção de nossos editores para os melhores Livros Arthur C. Clarke que não podem faltar na sua coleção.
Considerado um dos escritores máximos da ficção científica do século 20, Arthur C. Clarke ganhou inúmeros prêmios internacionais por sua obra literária, seus escritos científicos e sua inabalável confiança no potencial humano, que fez dele um verdadeiro visionário. Este box reúne três de seus principais livros: 2001: uma odisseia no espaço, Encontro com Rama e O fim da infância. Nos primórdios da humanidade, quando a fome e os predadores ameaçavam a raça humana, chega à Terra um objeto inusitado, inacessível à limitada compreensão da mente pré-histórica, mas que influencia os homens a descobrir coisas que permitem a sua própria evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um monólito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia ao espaço uma equipe altamente treinada e HAL 9000, uma inteligência artificial responsável pelo funcionamento da nave e pela segurança dos tripulantes. Porém, o surgimento de pequenas falhas levanta a suspeita de que há algo errado com a missão. Escrito por Arthur C. Clarke com o intuito de expandir a história criada com Stanley Kubrick para o cinema, 2001: uma odisseia no espaço desconcerta o leitor e o conduz a um futuro alternativo da história humana. Após a terrível colisão de um meteorito contra o continente europeu, líderes mundiais e cientistas criaram um sistema de monitoramento para evitar que catástrofes como essa voltassem a acontecer. Quase cinquenta anos depois, a humanidade acompanha, alarmada, a chegada de um novo objeto de proporções inimagináveis que avança na direção de nosso Sol. Uma expedição é enviada para explorar o que se imagina ser um meteoro colossal, mas que se revela uma sofisticada construção, repleta de enigmas que desafiam a mente e os conceitos humanos. Vencedor dos Prêmios Hugo e Nebula, Encontro com Rama é uma das mais fascinantes jornadas de descobrimento da ficção científica.
Nos primórdios da humanidade, quando a fome e os predadores ameaçavam a raça humana, chega à Terra um objeto inusitado, inacessível à limitada compreensão da mente pré-histórica, mas que influencia os homens a descobrir coisas que permitem a sua própria evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um monólito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia ao espaço uma equipe altamente treinada e HAL 9000, uma inteligência artificial responsável pelo funcionamento da nave e pela segurança dos tripulantes. Porém, o surgimento de pequenas falhas levanta a suspeita de que há algo errado com a missão. Escrito por Arthur C. Clarke com o intuito de expandir a história criada com Stanley Kubrick para o cinema, 2001: uma odisseia no espaço desconcerta o leitor e o conduz a um futuro alternativo da história humana.
+ Arthur C. Clarke é um dos principais autores da ficção científica. Seus livros já venderam mais de cem milhões de exemplares pelo mundo, e a Aleph já publicou obras como 2001: Uma Odisseia no Espaço, O Fim da Infância e Poeira Lunar +Vencedor dos Prêmios Hugo e Nebula, Encontro com Rama é uma das mais fascinantes jornadas de descobrimento da ficção científica. Após a terrível colisão de um meteorito contra o continente europeu, líderes mundiais e cientistas criaram um sistema de monitoramento para evitar que essas catástrofes voltassem a acontecer. Quase cinquenta anos depois, a humanidade acompanha, alarmada, a chegada de um novo objeto de proporções inimagináveis que avança na direção de nosso Sol. Uma expedição é enviada para explorar o que se imagina ser um meteoro colossal, mas que se revela uma sofisticada construção, repleta de enigmas que desafiam a mente e os conceitos humanos.
Nos primeiros anos da Guerra Fria, uma raça tecnologicamente superior ao homem desce dos céus para governar a Terra. Ao contrário do que se poderia imaginar, os invasores se mostram benevolentes e acabam conduzindo o planeta a um período de prosperidade jamais visto, em que não mais existem violência, fome e doenças. Com poucos focos de resistência, a humanidade se rende ao invasor. Mas os Senhores Supremos têm suas regras: não é permitido a ninguém os conhecer, e a exploração do espaço está terminantemente proibida aos homens. Entre revelações surpreendentes e um vago mal-estar que assombra os corações humanos, o real propósito dos novos líderes permanecerá oculto por duzentos anos. Até que a humanidade esteja pronta. Até que uma missão seja cumprida. Até que a raça humana conheça o destino que lhe foi traçado.
Há dois mil anos, o rei Kalidasa desafiou sua família e sua religião para empreender uma verdadeira maravilha arquitetônica: a construção de um suntuoso palácio no topo de uma montanha, cercado de jardins e fontes incomparáveis, que o alçaria aos céus e o igualaria aos deuses. Vinte séculos depois, o ambicioso engenheiro Vannevar Morgan se propõe a criar uma ponte que ligará a Terra ao espaço sideral. No meio desse caminho, porém, surge um obstáculo inesperado: um monastério budista localizado sobre a única montanha em que seu projeto poderia ser construído. Ao mesmo tempo, a humanidade detecta um estranho sinal de rádio, de origem não humana, vindo de uma das regiões mais improváveis do espaço. Pela primeira vez na história o planeta Terra é contatado por uma raça alienígena que, ao que tudo indica, está cada vez mais próxima. Considerado por muitos críticos um dos melhores romances de Arthur C. Clarke, As fontes do paraíso recebeu dois dos maiores prêmios da literatura de ficção científica: Hugo e Nebula.
De forma magistral, Arthur C. Clarke imagina o futuro distante da humanidade nesta que é considerada uma de suas obras mais visionárias. Ao longo das eras, inúmeras cidades foram erguidas na Terra, mas nenhuma como Diaspar. Por muitos milênios, sua cúpula protetora impediu que a decadência e o perigo do mundo exterior adentrassem suas ruas e muros. Antes de Diaspar, os homens construíram impérios e conquistaram as estrelas. Mas então, como diz a lenda, os Invasores vieram, condenando a humanidade a este último refúgio num planeta onde os oceanos desapareceram e já não existem chances de sobrevivência fora da redoma. Será preciso um homem – um Singular – para romper a inércia sufocante de Diaspar, destruir a lenda e descobrir a verdadeira natureza dos Invasores. Publicado pela primeira vez em 1956, A cidade e as estrelas é uma versão revista, expandida e definitiva de Against the fall of night, um dos primeiros trabalhos de Clarke, publicado originalmente na revista Startling Stories, e é considerado por muitos um dos melhores romances da era de ouro da ficção científica.
No futuro, a Lua se torna um destino turístico. Seu mar nunca antes navegado, composto por um depósito de poeira acumulada ao longo de milhões de anos, é desbravado pela nave de cruzeiro da face lunar: a Selene. Mas, apesar dos avanços científicos, o espaço continua sendo um ambiente arriscado, indômito e cheio de armadilhas. O que parecia um simples passeio vira uma perigosa aventura quando a Selene, com vinte passageiros a bordo, naufraga em poeira no Mar da Sede. Sem comunicação ou meios de voltar à superfície, o pequeno grupo fica preso e se converte em um microcosmo da sociedade. À espera de ajuda, o capitão Pat Harris precisa lidar com a ansiedade de seus passageiros e, ao mesmo tempo, tomar decisões que podem significar a vida ou a morte para cada um deles. Enquanto isso, em uma iniciativa inédita e transmitida para todo o universo, especialistas da Terra e da Lua reúnem esforços para criar um plano de resgate da Selene. Em uma história emocionante e cheia de surpresas, Arthur C. Clarke transforma o leitor em um dos milhões de espectadores que acompanham a missão de resgate e torcem por um desfecho feliz.