O xadrez é um jogo de tabuleiro que existe há séculos e que é conhecido por sua complexidade e pela necessidade de planejamento e estratégia. Para muitos, aprender a jogar xadrez é um desafio emocionante e fascinante, que pode levar a uma vida inteira de interesse pelo jogo. Felizmente, há muitos livros disponíveis que podem ajudar os iniciantes a começar e os jogadores experientes a melhorar seu jogo. Os livros de xadrez podem ajudar a desenvolver habilidades valiosas além do próprio jogo, como a capacidade de análise, a resolução de problemas e a tomada de decisões estratégicas. Existem muitos livros de xadrez disponíveis no mercado, desde os básicos até os avançados. O importante é encontrar um livro que seja adequado para o nível de habilidade do jogador e que ajude a aprimorar suas habilidades e conhecimentos no jogo. Selecionamos para você os melhores livros para aprender ou para melhorar a técnica no jogo de xadrez, veja a sugestão dos nossos editores!
O livro Meu Sistema é considerado por muitos como o mais importante da literatura enxadrística. Escrito em 1925 e traduzido para o português em 2007, esse livro vem acompanhando gerações de jogadores ao redor do mundo. Seu autor, Aaron Nimzovitsch (Riga 1886-Copenhagem 1935), um dos mais proeminentes jogadores de sua época, é considerado o pai da Escola Hipermoderna do xadrez. Essa escola revolucionou a abordagem teórica do jogo e é a base do desenvolvimento do xadrez nos últimos 95 anos. Muitos jogadores de elite, como por exemplo o ex-Campeão Mundial Tigran Petrosian, tiveram no estudo de Meu Sistema a fonte do desenvolvimento de suas carreiras esportivas.
Nesta obra, Seirawan descreve e analisa com profundidade seus memoráveis encontros – tanto célebres vitórias quanto dolorosas derrotas – com os melhores enxadristas dos últimos 50 anos. Durante o período que enfrentou esses campeões, Seirawan também manteve-se envolvido em atividades ligadas ao xadrez fora do tabuleiro, fato que o colocou em contato pessoal com muitos deles. O livro é resultado dessas relações e reconta muitas histórias envolvendo esses gigantes do esporte.
Neste livro, o Mestre da Federação Internacional de Xadrez, Adriano Caldeira, ensina passo a passo detalhes desse jogo milenar que conquista e desafia mais e mais adeptos a cada dia. Com orientações claras e simples, o leitor poderá aprender desde a história e o movimento das peças até acompanhar e reproduzir partidas memoráveis de grandes enxadristas. Trata-se de um manual prático com instruções e exercícios para realmente aprender a jogar xadrez.
Bruce Pandolfini is one of the world's most sought-after chess teachers and one of the most widely read chess writers working today. His role as analyst for PBS's coverage of the 1972 match between chess superstars Bobby Fischer and Boris Spassky first launched him into the public eye. His coaching of chess prodigy Josh Waitzkin was portrayed in the book and film Searching for Bobby Fischer. He is a regular columnist for Chess Life, the bible of the chess world, and continues to coach young players professionally and consults for CEOs from numerous Fortune 500 companies. Pandolfini also created over 300 hypothetical games as a consultant for Netflix's The Queen's Gambit. He lives in New York City.
Nunca se é jovem demais para aprender a jogar xadrez! Com a revolucionária "Técnica Lincolnshire", iniciantes de todas as idades podem começar a dominar "o jogo dos reis" simplesmente praticando com peões. Você vai aprender, passo a passo, a movimentar cada peça, usar táticas como garfos, cravadas e ataques descobertos para capturar as peças do adversário, prever a estratégia do seu oponente para planejar um ataque, defesa ou contra- ataque com um novo plano, e a estar sempre atendo para todas as posições de xeque-mate.
Este livro engenhoso é a introdução perfeita ao xadrez - o maior jogo de estratégia de todos os tempos! Destaque as peças e as encaixe para criar tudo o que você precisa para jogar, inlcuindo o tabuleiro. As regras do jogo são explicadas em linguagem simples. Você também pode aprender movimentos avançados e táticas de batalha!
Reis, damas, cavalos ― entender o xadrez parece algo majestosamente difícil? Xadrez Para Leigos está aqui para ajudá-lo a compreender as regras do jogo e os movimentos das diferentes peças. Você começará a jogar xadrez como um campeão. Não importa se você está jogando pela primeira vez, querendo melhorar seu jogo ou até competindo em um torneio, este guia o ajudará a tirar proveito de cada movimento. Compreenda os princípios do jogo durante cada uma de suas fases. Conheça as peças e seus poderes únicos. Experimente táticas e combinações Abra este livro e descubra: A etiqueta básica do xadrez. A melhor abertura. Como perseguir o rei. Como reconhecer e usar padrões de xeque-mate. Como escolher sua estratégia. Como utilizar suas habilidades de final de jogo.
Com este livro você vai aprender xadrez passo a passo, para que possa jogar com os seus amigos, melhorar o seu nível de jogo e até disputar um torneio.O livro é dividido em três seções, de acordo com a graduação. Inicia com a apresentação do jogo, movimentos e regras básicas. A segunda seção é dedicada ao ensino dos fundamentos da abertura, meio-jogo e finais.O terceiro nível apresenta um repertório de aberturas, ataque ao rei, estratégias, finais com diferentes peças e como jogar em torneios.
Saiba maisA motivação para escrever este livro é o interesse pelos dois temas, xadrez e matemática. Na análise de posições no xadrez normalmente se considera os parâmetros: tipo de jogo (aberto/fechado) tempo espaço material estrutura de peões segurança do rei. Como podemos utilizar a matemática para avaliar as aberturas de xadrez? Nos exemplos aqui utilizados avaliamos as aberturas com relação ao domínio do centro, considerando a posição e a mobilidade das peças.
Saiba maisFósforo lança nova tradução de uma pequena joia literária de Stefan Zweig que combina o jogo de xadrez às experiências da guerra e do confinamento. Última obra de Stefan Zweig, "O livro do xadrez" foi escrito durante seu exílio no Brasil e enviado ao editor americano poucos dias antes do suicídio do autor, em 1942. Essa novela é também o único texto em que o escritor austríaco de origem judaica aborda diretamente o tema do nazismo, por meio de sua mirada psicológica característica. A bordo de um navio que deixa Nova York com destino a Buenos Aires, o narrador descobre que entre os passageiros encontra-se Mirko Czentovic, campeão mundial de xadrez, homem arrogante e pouco sociável que parece ter no jogo o único meio de se relacionar com os outros. A curiosidade com essa figura reservada e a competitividade natural entre homens conspiram para que em poucos dias de viagem se dê o embate entre o enxadrista e um exército de diletantes orgulhosos, empenhados em derrotar o grande mestre ― que vence sucessivas partidas sem esforço. Até que entra em cena uma figura inesperada. Como um sujeito discreto e de passado obscuro, que diz nunca ter tocado num tabuleiro de xadrez, é capaz de dominar as nuances do jogo, e a que custo ele foi introduzido às artes da estratégia, são o coração dessa história, que já recebeu duas adaptações para o cinema e inspirou inúmeras peças de teatro e até uma ópera. As vicissitudes do século 20, a experiência do confinamento e a salvação pelo esporte se entrelaçam nestas páginas como só a grande literatura é capaz de fazer.
Saiba mais