A livraria on-line da Amazon é sempre um indicador interessante sobre tendências de consumo e trás sempre boas sugestões de novos títulos para ler e se manter atualizado.
Em sua obra mais conhecida, o rabino Nilton Bonder lança mão de uma série de parábolas judaicas para destrinchar dois impulsos naturais humanos: o da perpetuação e o da ruptura. Através de uma exposição brilhante e reveladora, o autor nos faz perceber que, ao contrário do que geralmente pensamos, tradição e transgressão, continuidade e mutação, assim como religião e biologia, não estão em campos opostos. O mais fantástico, conclui o rabino, é que, embora sejam paradoxais, estas idéias estão sempre interligadas. O livro parte de um pressuposto: vivemos em um mundo que redescobre o corpo e, portanto, necessita de uma nova linguagem para descrever a natureza humana. Baseado em textos sagrados, Bonder nos remete a um paraíso onde os únicos mandamentos eram "multiplicar-se" e lidar com a questão da "transgressão". A consciência humana foi formada, conclui o rabino, desta descoberta fantástica de que nossa tarefa não é apenas procriar, mas, nas condições certas e na medida certa, transcender a nós mesmos. Vital para a continuidade da espécie, a traição – como a de Adão e Eva e tantas outras – é que gera o conceito de alma. A alma é o elemento do próprio corpo que está comprometida com alternativas fora deste corpo. Enquanto o corpo forja a moral para garantir sua preservação através da procriação, a alma engendra transgressões. Esta alma que questiona a moral, assumindo-se muitas vezes imoral, é apresentada através de incontáveis transgressões em textos e conceitos antigos. Este é um livro de profundo impacto na reflexão sobre o certo e o errado, a obediência e a desobediência, as fidelidades e as traições. Um convite para conhecer as profundas conexões entre o traidor e o traído, entre a marginalidade e a santidade, entre a alma e o corpo.
A Torá é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (bíblia dos judeus). É o texto central do judaísmo. Contém os relatos sobre a criação do mundo, da origem da humanidade, do pacto de Deus com Abraão e seus filhos e a libertação dos filhos de Israel do Egito e sua peregrinação de quarenta anos até a terra prometida. A Torá também apresenta os mandamentos e leis que segundo o judaísmo tradicional, foram dadas a Moisés para que a entregasse e ensinasse ao povo de Israel.Esta é uma versão especial desenvolvida para o Kindle, com índice de todos os livros e capítulos, facilitando bastante a leitura e a busca por algum capítulo específico.Além disso, o início de cada livro conta com uma breve descrição para ajudar o leitor a compreender rapidamente o contexto da obra.
Quarto livro da série Reflexos e Refrações, Cabala e a arte de apropriação do sexo nos coloca frente a frente com um assunto vital: o sexo. A partir de ensinamentos da cabala, Nilton Bonder nos mostra que o sexo é, antes de mais nada, uma experiência de desfrute de si mesmo e de encaixe com um outro. Embora o ato sexual, assim como o desejo, requeira esse outro com o qual vamos nos relacionar, é a partir do nosso corpo e das nossas percepções que verdadeiramente experimentamos o sexo e a maneira como ele, ao florescer, pode estar ligado ao divino que habita em cada um de nós. Se nos livros anteriores, Cabala e a arte da manutenção da carroça, Cabala e a arte do tratamento da cura e Cabala e a arte da preservação da alegria, Bonder abordou assuntos como resiliência, perseverança, saúde e felicidade, nesse lançamento, vamos mergulhar nos meandros de nossa sexualidade, parte importantíssima para uma vida equilibrada com o outro e com nós mesmos. Nilton Bonder é escritor, rabino e autor do best seller A Alma Imoral
Dando sequência à série Reflexos e Refrações, permeada dos ensinamentos sapienciais da cabala, este segundo volume – Cabala e a arte do tratamento da cura – desenvolve uma reflexão sobre os impactos da doença e da cura na alma humana.Estamos habituados a tratar de doenças, processo que costuma se encerrar com o desaparecimento dos sinais e sintomas da enfermidade. Em Cabala e a arte do tratamento da cura, a intenção não é falar sobre procedimentos médicos ou drogas farmacêuticas, o foco é bem mais abrangente: a dor, o sofrimento, a solidão e o desespero das pessoas que adoeceram.Partindo do princípio de que “a vida é um projeto para realizar um propósito”, o corpo é entendido como um sistema particular que interage com o sistema externo. O tratamento, portanto, deve procurar a harmonia entre o “bem estar” e o “bem ser”.A resposta ao estímulo doloroso depende de caraterísticas individuais, valores pessoais, estado psicológico e fatores culturais. A função do tratamento deve ir mais longe do que a administração de lenitivos destinados a reduzir a intensidade da dor física. A segunda parte do livro é dedicada ao combate à dor, ao sofrimento, ao desespero e à solidão por abordagens que o autor denominou de “antídotos”, tratamentos para os mais variados tipos de cura.Ele considera que os analgésicos e anestésicos disponíveis hoje permitem que a pessoa mais simples possa viver com um grau de dignidade que nem os reis do passado conseguiram, mas que devemos levar em conta que o papel da cura é restabelecer o equilíbrio.Escrito por um rabino, este não é um texto religioso para os que professam a mesma fé, é um livro transformador, muito bem escrito, que se propõe a analisar a essência da vida, “esse espetáculo único na aurora existencial”. - DRAUZIO VARELA
"Como dizia Jack, o estripador, vamos por partes. No caso, a “orelha”. A orelha do livro, é claro. Cabala e a arte de preservação da alegria não é uma reunião de anedotas nem uma seleção de narrativas cômicas, mas tem muita graça. Vou explicar. Ao longo de uma narrativa leve e divertida, o rabino Nilton Bonder nos conduz por uma reflexão profunda sobre a Alegria em si, definindo-a como um dom que nasce com cada um e não um atributo que se consegue comprando coisas ou conquistando posições. Mas, como salienta o autor: “a vida é uma festa e não podemos ficar fora dela.” Então, como fazer coabitar na alma a Consciência sem perder a graça, uma das qualidades intrínsecas da alegria? Através de contos, parábolas e vivências pessoais, Bonder analisa e explica que a Alegria é composta por quatro qualidades: o gosto, a sinceridade, a autenticidade e a graça. Em contrapartida, enfrentamos também os quatro desafios da tristeza: o dissabor, a feiura, a falsidade e a desgraça. A Alegria está na essência do viver – assim como a tristeza. Como poderíamos usufruir de um instante de alegria se não existissem momentos tristes pelo caminho? “É preciso sentir tristeza para que ela dê lugar a alegria.” Ao contrário da felicidade, considerada intangível, a Alegria está ali, ao nosso alcance, e precisa ser preservada. E aí está o mistério do transitório. Sou humorista, ganho a vida provocando a Alegria nos outros, porque isso também me traz Alegria, além de pagar as contas, admito. Dedicar alguns momentos à leitura de Cabala e a arte de preservação da alegria vai trazer a você momentos de reflexão, compreensão e por vezes até apreensão, mas, ao final, eu prometo, dá-se a conciliação da Consciência, e de nós mesmos, com a Alegria. Vamos juntos? - MARCELO MADUREIRA, Casseta & Planeta"
De onde viemos e para onde vamos? Qual o sentido da vida? Desde o início dos tempos, essas perguntas desafiam o homem. São questões que várias religiões e todo tipo de filosofia tentam responder. Mas para os milhões de seguidores da Cabala ao redor do globo, esses mistérios não parecem tão herméticos. Uma série de ensinamentos, uma sabedoria de milhares de anos, a Cabala promete um mapa para o autoconhecimento e, conseqüentemente, para a realização pessoal, afetiva e, até mesmo, financeira. Mas como é que o aprendizado da Cabala pode influenciar de maneira prática o nosso dia a dia e trazer realização e alegria para nossas vidas? É isso que Ian Mecler explica em O poder de realização da Cabala. Autor dos best sellers A Cabala e a arte de ser feliz, As dez leis da realização e A força – O poder dos anjos da Cabala, Mecler é ainda o fundador do Portal da Cabala (www.portaldacabala.com.br), instituição que vem ajudando milhares de pessoas a encontrar um caminho de felicidade e realização para suas vidas. Há muitos anos Mecler dedica sua vida ao estudo de uma força original, responsável pelo movimento do universo, mas que também move cada uma de nossas células. Para chegar a isso, ele se tornou mestre em diferentes ofícios, todos eles envolvendo os mais diversos aspectos dessa força, entre eles a astrologia, as artes marciais, a ciência da informação e, é claro, a Cabala. É justamente a ela que Mecler imputa um papel decisório na conquista da felicidade.A Cabala contém as chaves para decifrar os grandes mistérios da existência. Publicado originalmente em 2006 e responsável pela mudança na vida de milhares de pessoas, O poder de realização da Cabala é relançado agora com diversas atualizações e acompanhado de um presente especial: um DVD com meditações e práticas que facilitarão em muito o seu aprendizado e desenvolvimento espiritual.
Primeira parte da trilogia que inclui A Cabala do dinheiro e A Cabala da inveja, A Cabala da comida discute a questăo da obesidade sob uma perspectiva mais ampla, propondo uma reflexăo sobre a alimentaçăo como um aspecto complexo de nossas vivências, que vai muito além dos planos estético e médico. No livro, o rabino Nilton Bonder, um dos mais importantes pensadores brasileiros da atualidade, analisa o simbolismo dos alimentos e o sentido das dietas dentro da tradiçăo judaica. Alimentar-se é uma forma de comunicaçăo entre o homem e o mundo, diz o autor. Longe de propor medidas artificiais ou sacrifícios vazios, a dieta sugerida pelo rabino considera a dimensăo transcendente, e defende a troca equilibrada que satisfaz necessidades físicas e emocionais. Para Bonder, uma boa dieta significa, em última análise, autoconhecimento, pois a forma e a saúde do corpo refletem nossa história espiritual e emocional. Tanto o peso quanto a gordura săo efeitos colaterais de questőes mal resolvidas em alguma dessas esferas. De nada adianta resolver somente o aspecto estético, é preciso trabalhar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Só assim é possível chegar a um resultado duradouro. Ter consciência da essência energética dos alimentos e de como eles săo produzidos, năo desperdiçar comida e praticar a moderaçăo à mesa săo iniciativas que contribuem para o sucesso na batalha contra a obesidade e em favor do equilíbrio alimentar. O que A Cabala da comida nos mostra é que a própria vida pode ser vista como uma grande dieta, na qual precisamos estar em sintonia com a saúde, em todos os níveis.
O judaísmo é uma das religiões mais antigas do mundo e foi capaz de preservar sua identidade distinta ao longo de mais de três milênios. A história do judaísmo oferece uma visão verdadeiramente ampla de como essa religião surgiu, como evoluiu de uma época para outra e como suas várias tradições e seitas se relacionaram. Neste livro, Martin Goodman, professor da universidade de Oxford, leva os leitores das origens do judaísmo no mundo politeísta antes de Cristo ao culto do templo na época de Jesus. Conta as histórias de rabinos, místicos e messias do período medieval e do início da modernidade, guiando através das muitas facetas do judaísmo de hoje. Ele explica as instituições e ideias nas quais todas as formas de judaísmo se baseiam. A história do judaísmo é um verdadeiro guia sobre a religião e seu povo, sobre como a fé sobreviveu a quase três séculos de perseguições. Tudo explicado em detalhes, mostrando o judaísmo em vários continentes e épocas: de Moisés guiando os hebreus à cabala, do judaísmo ortodoxo à crença na vida pós-morte.
Saiba maisEsta preciosa obra apresenta o texto hebraico da Torá ao lado de sua tradução para o português. Mantendo intactas as interpretações dos comentaristas clássicos, e inspirada no Talmud e no Midrash, foi editada segundo as porções semanais de leitura e por capítulos e versículos, complementada por interessantes comentários e ilustrações
Saiba maisEsta preciosa obra apresenta o texto hebraico da Torá ao lado de sua tradução para o português. Mantendo intactas as interpretações dos comentaristas clássicos, e inspirada no Talmud e no Midrash, foi editada segundo as porções semanais de leitura e por capítulos e versículos, complementada por interessantes comentários e ilustrações.
Saiba mais