Startups unicórnio são as empresas de tecnologia avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes de realizar seu IPO e abrir seu capital em bolsas de valores. Listamos os principais livros pra você entender ao ecossistema de startups nacionais.
A partir do mergulho em processos internos e em quase uma centena de entrevistas com profissionais, parceiros, investidores e fundadores das dez start-ups unicórnio do Brasil – 99, Arco Educação, Ebanx, Gympass, iFood, Loggi, Movile, Nubank, QuintoAndar e Stone – Da ideia ao bilhão traça um perfil primoroso do jovem ecossistema de inovação brasileiro. “Que esta obra seja inspiração para dezenas de outras empresas unicórnio brasileiras, carregadas de inovação e tecnologia” ― Luiza Helena Trajano. Milhares de empreendedores se inspiram no sucesso de negócios como Nubank, iFood e Stone para se destacar na nova economia. Mas como essas empresas conseguiram de fato revolucionar seus mercados e conquistar o status de unicórnio? A resposta não está nas paredes grafitadas dos escritórios diferentões nem mesmo em tecnologia de ponta, mas sim nas estratégias peculiares para desenhar modelos de negócio, conquistar investidores, formar talentos, encantar clientes e dominar a concorrência. Da ideia ao bilhão detalha as práticas transformadoras por trás do triunfo dos dez primeiros unicórnios brasileiros e mostra por que o país se tornou um dos principais celeiros de empreendimentos digitais. Cheio de histórias divertidas e surpreendentes que envolvem ousadia, conflitos, reviravoltas, personagens instigantes e, sobretudo, lições valiosas para profissionais de qualquer setor, Da ideia ao bilhão é um livro saboroso e essencial para entender o que de fato é empreender e inovar nos dias de hoje.
A história do maior aplicativo brasileiro de mobilidade urbana contada por um de seus criadores. Uma lição de empreendedorismo e liderança. Reconhecida como o primeiro unicórnio brasileiro ― status que uma start-up ganha ao ser avaliada em mais de um bilhão de dólares ―, em 2018, a 99 foi vendida para o conglomerado chinês de mobilidade Didi Chuxing. Mas o caminho até a venda internacional foi repleto de altos e baixos, trabalho árduo e desafios. A 99 iniciou sua operação em 2012, época em que pedir táxi por aplicativo de celular estava longe de ser algo difundido no Brasil ― afinal, os aplicativos de carro particular só chegariam aqui a partir de 2014. Com o foco em dominar São Paulo, e em seguida o restante do país, Paulo Veras e os sócios Ariel Lambrecht e Renato Freitas sempre priorizaram a experiência de passageiros e motoristas e a qualidade e dedicação do time como pilares para o crescimento saudável e acelerado. Embora revolucionária e rapidamente exitosa, a trajetória da 99 teve cada passo avaliado de forma minuciosa. Revelando histórias divertidas e inusitadas, Paulo Veras mostra bem de perto como a 99 partiu do zero e, em apenas cinco anos, se tornou um unicórnio.
Um relato sobre como a cultura e o foco na execução sustentaram o crescimento exponencial de uma das mais relevantes fintechs nacionais, sem que se perdesse de vista o mais importante: servir o cliente. Criada em 2012, a Stone foi a primeira empresa independente a desafiar o duopólio do mercado de adquirentes de cartão de crédito no Brasil. Bem antes de o termo fintech entrar na moda, seus fundadores decidiram inovar em um setor que vinha se transformando no mundo todo. Mas como, em apenas oito anos, uma empresa vai de meia dúzia de aventureiros ambiciosos reunidos em um pequeno escritório no centro do Rio de Janeiro para uma companhia que em 2020 valia mais de 100 bilhões de reais e contava com mais de 500 mil clientes e 6 mil colaboradores? Para a Stone, o crescimento foi baseado na construção de uma cultura forte e na busca de soluções inovadoras, sempre em sintonia com seu propósito final: ajudar o pequeno empresário a vender mais, gerir melhor e crescer continuamente. Foi com o objetivo de se tornar a parceira preferencial do pequeno e médio varejista brasileiro que a empresa descobriu novas maneiras de resolver velhos problemas. Neste livro, Augusto Lins, presidente e sócio da companhia, relata essa trajetória e compartilha insights sobre o jeito de fazer da Stone com o intuito de inspirar outros empreendedores brasileiros.
O terceiro volume da série Fora da curva traz doze líderes brasileiros à frente de unicórnios e start-ups que estão inovando em diferentes mercados. Ebanx, Voxus, QuintoAndar, Mastertech, Trinus, Gera Capital, VTEX, Movile, iFood, Stone, Brex, 99, Wildlife Studios. Essas start-ups oferecem diferentes serviços e têm objetivos distintos, mas uma característica é comum a todas: estão modificando setores inteiros e expandindo os horizontes do mercado. Embora bem-sucedidas, essas empresas passaram por dificuldades que denotam que fracasso é parte do processo. Nos relatos presentes neste volume da série Fora da curva, os líderes dessas start-ups contam os dilemas que viveram desde que descobriram sua vocação empreendedora. As histórias são únicas, mas os depoimentos revelam paixão, ousadia e muita resiliência ― traços indispensáveis para transformar sonhos em realidade. No final de cada depoimento, há um apanhado dos principais ensinamentos que os entrevistados tiraram de sua própria experiência, bem como indicações de livros que podem ajudar aqueles que buscam inspiração e orientação para tirar do papel suas ideias disruptivas.Depoimentos de Alphonse Voigt, Anderson Ferminiano, André Penha, Camila Achutti, Diego Siqueira, Duda Falcão, Geraldo Thomaz, Fabricio Bloisi, Henrique Dubugras, Paulo Veras, Thiago Piau e Victor Lazarte. Com prefácio de Marcel Telles e posfácio de Luciano Huck.
Conheça os bastidores e as estratégias por trás do sucesso de gigantes como 99, iFood, Loggi, Peixe Urbano, TruckPad e outras empresas brasileiras de on-line to off-line. Engana-se quem acha que nenhum setor cresce na crise econômica. O jornalista Pedro Zambarda, especializado em Tecnologia, mostra neste livro tão oportuno quanto esclarecedor que os negócios na Internet crescem – e muito – também durante a recessão. Em linguagem simples e direta, ele conta a história de onze casos de sucesso de serviços on-line, desde transporte e alimentação até cuidados médicos e de beleza, sobretudo com o uso de smartphones. São histórias que interessam não apenas a empresários inovadores, mas também a consumidores atentos a serviços que facilitam seu cotidiano. Trata-se do modelo “ganha-ganha”, bom para o empreendedor e o consumidor. Por trás de um êxito na rede, há sempre uma equipe empenhada, com ou sem experiência, e que requer investimento. O autor revela também o caminho do dinheiro. É um mundo de negócios sem fronteiras. Globalizado.
Sempre desconfie das fórmulas mágicas! Nestas páginas, você conhecerá a realidade de quem tenta fazer com que uma start-up dê certo no Brasil. Tirar uma ideia do papel é uma arte; fazer isso em um cenário hostil como o mercado brasileiro, é quase impossível. Escalar seu negócio, crescer exponencialmente é o sonho de todo empreendedor, porém, como fazer isso? Neste livro, Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi e da Singu, apresenta o passo a passo das etapas para validar de forma correta a sua ideia, abrir seu empreendimento e fazê-lo crescer, sem desperdiçar tempo e recurso produzindo algo pelo qual as pessoas não pagariam. Tallis mostra que assim como ele conseguiu se tornar um empreendedor bem-sucedido apesar de vir de uma origem muito pobre, uma cidade pequena e de não ter concluído a faculdade, você também pode criar um negócio de sucesso se tiver a coragem e a disciplina necessária para tanto. Aqui você vai aprender: Como ter uma ideia viável; Como transformar sua ideia em produto; Como construir seu time; Como se proteger juridicamente; Como levantar capital na realidade brasileira; Como escalar seu negócio; Qual é a hora de vender a empresa.Tome posse das lições de quem já foi listado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais transformadores do Brasil, eleito o Young Leader of The Year nos EUA e eleito pelo MIT um dos jovens mais inovadores do país.
MAIS DE 1 MILHÃO DE LIVROS VENDIDOS.Como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos.“Ries criou ciência onde anteriormente havia apenas arte. Uma leitura obrigatória para todo empreendedor sério e todo gestor interessado em inovação.” ― MARC ANDREESSEN, cofundador da Andreessen Horowitz, da Opsware e da NetscapeA startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços.Pioneiro na implementação dessa abordagem, Eric Ries define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas – e isso inclui tanto o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa quanto o profissional experiente em uma multinacional.O que eles têm em comum é a missão de atravessar essa névoa de incerteza em direção a negócios inovadores e sustentáveis.Com o objetivo de aumentar a taxa de sucesso de empresas e produtos, o modelo startup enxuta se baseia na aprendizagem validada e na experimentação contínua, adotando métricas efetivas para avaliar o progresso, práticas que evitam o desperdício de tempo e recursos, estratégias para descobrir o que os clientes realmente desejam e agilidade para mudar de direção quando necessário.Neste livro, que já se tornou referência no assunto, Ries reúne histórias reais e exemplos de empresas que se transformaram ao implementar esse modelo revolucionário.
O presente trabalho aborda as estruturas societárias e contratuais mais utilizadas no Brasil para a constituição e o investimento em startups, apontando suas características e pontos de atenção, razões para a utilização de cada estrutura e o momento mais adequado para tanto, além dos riscos inerentes a cada escolha. Desta forma, em relação às estruturas societárias, são estudadas a sociedade limitada, a sociedade anônima e a sociedade em conta de participação. No que tange às estruturas de investimento, são analisadas a obtenção de participação societária, o mútuo conversível em participação societária, as debêntures conversíveis, a opção de compra de participação societária e o contrato de participação. Por fim, são apresentadas cláusulas contratuais específicas comumente utilizadas em contratos de investimento e outros instrumentos contratuais correlatos às estruturas de investimento em startups.
Saiba maisEsse livro analisa a captação de recursos por startups, abarcando estudos científicos e casos práticos ao redor do mundo a partir da visão profissional e acadêmica. Em linha multidisciplinar, são trazidos os fundamentos jurídicos e econômicos (i) da inovação enquanto peça-chave do desenvolvimento econômico; (ii) de cada uma das fontes clássicas de captação por empresários (family/friends/fools; incubadoras; aceleradoras; crowdfunding; fundos de investimento Venture Capital e Corporate Venture); (iii) do mercado de investimento anjo, sua história, perfil e atualidades; (iv) da estrutura de investimentos em startups, passando por due diligence, valuation, instrumento contratual (foco no mútuo conversível), cláusulas relevantes, eventos de liquidez e desinvestimento; e (v) da Lei Complementar nº 155 e sua proposta alternativa de investimento anjo, abordada de forma crítica nessa obra.
Saiba maisO livro essencial para todos que desejam ingressar no empreendedorismo.Em Projeto Startup: da ideia ao primeiro milhão, João Magalhães e Gustavo Teixeira explicam o passo a passo da criação de uma empresa, revelando cada etapa do processo de forma clara e didática. Este livro tem o intuito de auxiliar todos aqueles que pensam em criar sua própria startup, mas que ainda não sabem por onde começar. Os autores mostram ao leitor exemplos práticos, deixando o leitor por dentro dos desafios da vida de um empreendedor.
Saiba mais