Banner Ofertas


04/02/2022 09:35:39

Top 10 Melhores Livros Sobre a Pandemia de Coronavirus

Selecionamos os 10 melhores livros pra entender este momento caótico que a humanidade vive. Com venda on-line pra comprar e receber em casa.

Top 10 Melhores Livros Sobre a Pandemia de Coronavirus

1

Notas sobre a pandemia: E breves lições para o mundo pós-coronavírus (artigos e entrevistas)

Nesta coletânea inédita de artigos e entrevistas, Harari debate o impacto e as consequências da pandemia de covid-19. O historiador israelense Yuval Noah Harari examina os dilemas da encruzilhada histórica provocada pela pandemia do novo coronavírus nos artigos e entrevistas reunidos nesta coletânea inédita. Publicados originalmente em veículos como a revista Time e os jornais Financial Times e The Guardian, eles exploram temas como a disputa ideológica entre isolacionismo nacionalista e cooperação global, o risco da ascensão de estados totalitários na esteira das novas tecnologias de monitoramento em massa e os possíveis impactos do vírus na concepção contemporânea da morte. Harari desenvolve seus argumentos com a clareza de visão e de estilo que o consagrou, entrelaçando os caminhos e descaminhos da humanidade entre passado, presente e futuro. A boa notícia, ele ressalta, é que a maior parte do planeta concorda em concentrar os esforços nos avanços científicos em busca da cura e de uma vacina para o covid-19 – porém isso acontecerá apenas se a cooperação entre as nações for a prioridade dos líderes atuais.

Saiba mais

Notas sobre a pandemia: E breves lições para o mundo pós-coronavírus (artigos e entrevistas)
2

O trauma na pandemia do Coronavírus: Suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas

Fruto das pesquisas do autor e da urgência do momento, O trauma na pandemia do Coronavírus desenha as impressões e experiências da crise do Covid-19, especialmente da perspectiva brasileira. O psicanalista Joel Birman analisa em O trauma na pandemia do Coronavírus a dimensão psíquica da pandemia da Covid-19, colocando em destaque as suas dimensões política, social, econômica, ecológica, cultural, ética e científica. Escrito a quente, o livro chama a atenção para a problemática do trauma, intimamente relacionada à noção de catástrofe humanitária, subjetiva e nacional em que particularmente a população brasileira está inserida. É um livro necessário a todas as pessoas que desejam compreender e processar subjetivamente esse período brutal.Para Luis David Castiel, professor e pesquisador do Departamento de Epidemiologia da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz, “Joel fez um ensaio com uma síntese factual da pandemia no Brasil e traz um precioso estudo psicanalítico sobre a repercussão em termos da dimensão catástrofe/trauma. Decerto, irá servir sobretudo para proporcionar sentidos capazes de viabilizar formas consistentes para decifrar as razões de sofrimentos subjetivos provocados pelos enigmas covidianos de cada dia.”Trecho do livro: “A assunção do imperativo da bolsa no lugar do imperativo da vida, por alguns governantes, implicou em um ato perverso e cruel. De acordo com seus cálculos políticos e eleitorais, preferiram sacrificar milhares de vidas e empilhar os cadáveres dos seus cidadãos a se importar com o que é de fato digno de valor: a vida de cada um, em sua singularidade inigualável e incomparável.”

Saiba mais

3

A Grande Gripe. A História Da Gripe Espanhola, A Pandemia Mais Mortal De Todos Os Tempos

Best-seller apresenta o estudo definitivo sobre a gripe espanhola e suas consequências Em 1918, um novo vírus influenza, até então restrito às aves, passou a se manifestar também em humanos. Um ano mais tarde, o saldo era de cerca de 100 milhões de mortos naquela que ficaria conhecida na história como gripe espanhola, marcando o primeiro grande embate entre a ciência e uma pandemia. Em apenas dois anos o vírus matou mais pessoas do que a Aids em todo o mundo ao longo dos 24 anos desde a sua descoberta, e mais pessoas em um ano do que a peste bubônica ao longo de um século. Em A grande gripe, John M. Barry conta a história do surto que começou em uma base militar no Kansas, Estados Unidos, chegou à Europa durante a Primeira Guerra Mundial levado pelas tropas americanas e de lá se espalhou para o restante do planeta. O pesquisador mostra ainda a corrida contra o tempo da comunidade científica norte-americana para combater a pandemia e como se deu uma das principais descobertas da medicina do século XX. Obra de referência sobre a gripe espanhola, premiada pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos e best-seller internacional, o livro é também um relato sobre poder, política e guerra, com importantes lições para um mundo sob a constante ameaça do bioterrorismo e do surgimento de novas epidemias globais. Barry crê que, nesses casos, a principal arma é sempre a informação.

Saiba mais

A Grande Gripe. A História Da Gripe Espanhola, A Pandemia Mais Mortal De Todos Os Tempos
4

O mundo pós-pandemia

Já não há dúvidas: nosso tempo se dividirá entre o antes e o depois da Covid-19. De fato, dificilmente houve acontecimento tão determinante neste século quanto a pandemia, e as consequências das recentes ações políticas, sanitárias e econômicas ainda mal começaram a ser vislumbradas. O que, portanto, devemos esperar para nosso futuro e o futuro das próximas gerações? Uma transformação drástica em tudo o que é humano? Ou apenas o retorno do mundo tal como ele sempre foi? O que se sabe é que uma previsão bem fundamentada não pode passar ao largo deste livro. Afinal, nomes de peso aqui se reúnem para opinar sobre as principais esferas da atuação humana, levando em consideração cada uma de suas complexidades e dilemas. Transitando da arte e do humor ao poder judiciário e à economia, estas páginas constituem o que há de mais qualificado a respeito do mundo que nos espera.

Saiba mais

O mundo pós-pandemia
5

Psicanálise e pandemia

Em março de 2020, o impensável aconteceu. O real invadiu o mundo na forma de um vírus potencialmente letal e extremamente contagioso. De repente, recomendações de isolamento, distância, higiene redobrada, máscaras. Com consultórios fechados, os psicanalistas ― muitos deles pela primeira vez ― começaram, de suas casas, a atender seus pacientes, com o auxílio poderoso (e imprevisível) da internet. Novos arranjos surgiram, o divã foi recriado na casa dos analisantes e a prática analítica resistiu ao caos. Foi nesse contexto complexo que nasceu esta publicação: os analistas do Fórum do Campo Lacaniano-MS se uniram em maio de 2020 para realizar uma Jornada on-line sob o título “Psicanálise e pandemia”, com a participação de mais de quinhentas pessoas. Os textos desta obra, acrescidos da colaboração de colegas de Escola que estiveram presentes de forma marcante em nosso Fórum, como Antonio Quinet (Brasil), Bernard Nominé (França), Carmen Gallano (Espanha) e Luis Izcovich (França), são o resultado dos trabalhos escritos e apresentados nesse evento virtual de proporções antes igualmente impensáveis.

Saiba mais

Psicanálise e pandemia
6

Pandemia: Covid-19 e a reinvenção do comunismo

Uma pandemia global assola o planeta. Com a brusca mudança na rotina de bilhões de pessoas, vivemos em um momento em que o maior ato de responsabilidade é se manter distante daqueles que amamos. Nesta obra escrita em plena quarentena, o filósofo esloveno Slavoj Žižek mergulha de cabeça no espírito de nossa época. Ao longo de treze ensaios de escrita rápida, afiada e bem-humorada, são destrinchados diferentes aspectos do surto provocado pelo novo coronavírus: filosóficos, psicanalíticos, políticos, sociais, econômicos, ecológicos e ideológicos. Quando governos austeros, reconhecidos por cortes implacáveis ​​nos gastos públicos, decidem subitamente gerar trilhões, Žižek demonstra como uma nova forma de comunismo pode ser a única maneira de evitar uma descida à barbárie global. Os ensaios que compõem a coletânea se aproximam de referências ao cinema de Quentin Tarantino e Steven Soderberg, à literatura de H. G. Wells e Dostoiévski, citações filosóficas de Marx, Hegel, Schelling e Lacan, além de travar um debate direto com outros intérpretes contemporâneos da crise causada pelo Covid-19, como Giorgio Agamben, Byung-Chul Han e Alain Badiou, entre outros.

Saiba mais

Pandemia: Covid-19 e a reinvenção do comunismo
7

Dez Lições Para o Mundo Pós-Pandemia

Com prosa instigante, o autor best-seller e apresentador da CNN Fareed Zakaria oferece uma reflexão atemporal sobre a vida no início do século XXIEstamos, sem sombra de dúvida, vivendo uma versão acelerada do mundo que conhecemos.Desde a queda do Muro de Berlim, o planeta sofreu três grandes abalos ― o Onze de Setembro, o colapso financeiro de 2008 e agora a pandemia provocada pelo novo coronavírus ― que, embora pareçam distintos em quase tudo, têm algo em comum: são choques assimétricos. Começaram com consequências de menor magnitude, mas passaram a enviar ondas sísmicas pelo mundo inteiro. Ao longo de dez lições, o apresentador da CNN e autor best-seller Fareed Zakaria convida o leitor a compreender melhor a natureza de um mundo pós-pandemia: as consequências políticas, sociais, tecnológicas e econômicas que em outras circunstâncias levariam anos para ocorrer.Abordando assuntos que vão dos riscos naturais e biológicos ao crescimento da “vida digital”, passando pela nova ordem mundial dividida entre Estados Unidos e China, Zakaria leva o leitor a refletir para além dos efeitos imediatos da Covid-19. Descobrimos em primeira mão o que parecia impossível: como é vivenciar uma pandemia. A questão agora é entender o que virá pela frente.

Saiba mais

Dez Lições Para o Mundo Pós-Pandemia
8

Deus e a pandemia: Uma resposta cristã sobre o coronavírus e suas consequências

Descubra uma maneira diferente de ver e responder à pandemia do coronavírus, com base nas Escrituras e no modo de viver, pensar e orar que foi revelado a nós por Jesus.O que devemos pensar sobre a crise do coronavírus? Algumas pessoas pensam que sabem: “Este é um sinal do fim”, elas dizem. “Está tudo previsto no livro do Apocalipse.” Outras discordam, mas são igualmente taxativas: “Este é um chamado ao arrependimento. Deus está julgando o mundo e, por meio desta doença, nos alerta a mudar”. Alguns se juntam ao coro de culpa e condenação: “É culpa dos chineses, do governo, da OMS...” Para N. T. Wright, todas essas reações ao vírus são insatisfatórias. Em vez disso, ele mostra que uma leitura cuidadosa da Bíblia e da história cristã oferece respostas simples, porém profundas, às nossas muitas perguntas, incluindo:Qual deve ser a resposta cristã à pandemia?Como devemos pensar em Deus?Como vivemos no presente?Por que devemos lamentar?O que devemos aprender sobre nós mesmos?Como nos recuperamos?Escrito por um dos principais estudiosos do Novo Testamento do mundo, Deus e a pandemia servirá como guia para ler os acontecimentos de hoje à luz da morte e ressurreição de Jesus.

Saiba mais
Deus e a pandemia: Uma resposta cristã sobre o coronavírus e suas consequências
9

O PROJETO DECAMERÃO: 29 histórias da pandemia

Edição em capa dura. Coletânea de contos originais encomendados pelo New York Times para grandes nomes da literatura contemporânea e publicados online durante o período de isolamento mundial em 2020. Conforme o Coronavírus avançava pelo mundo, vinte e nove autores, incluindo grandes nomes como Margaret Atwood, Tommy Orange, Mia Couto, Julian Fuks, Colm Tóibín, o vencedor do National Book Award 2020 Charles Yu, entre outros, escreveram sobre a nova realidade que nos foi imposta, cada um deles analisando a pandemia por um prisma. Se em 1353, Giovanni Boccaccio escreveu O Decamerão, composto por cem histórias contadas por um grupo de jovens que se abrigam fora de Florença enquanto aguardavam o fim da peste bubônica, doença que matou mais de 25 milhões de pessoas, em março de 2020, os editores do New York Times criaram O Projeto Decamerão, uma antologia com um objetivo simples e determinado: reunir uma coletânea de histórias escritas enquanto a pandemia da Covid-19 atingia os quatro continentes. Um livro que será lembrado como uma homenagem histórica a um tempo e lugar diferente de qualquer outro em nossas vidas, e oferecerá perspectiva e consolo ao leitor até que o COVID-19 seja, felizmente, apenas uma memória.

Saiba mais
O PROJETO DECAMERÃO: 29 histórias da pandemia
10

Educação infantil em tempos de pandemia

A obra propõe socializar, a partir de múltiplas vozes – crianças, professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) e docentes universitários(as) -, resultados de estudos, pesquisas e narrativas sobre a pandemia da covid-19 e suas reverberações na vida pessoal e profissional dos(as) trabalhadores(as) da educação infantil, das crianças e das suas famílias. Além disso, promove a discussão sobre o papel do Estado na garantia dos direitos fundamentais do ser humano em momentos de crise sanitária e humanitária, bem como a proposta pedagógica e curricular e a formação de políticas públicas para a educação infantil.

Saiba mais
Educação infantil em tempos de pandemia

Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


mReviews LogoREVIEWS

Mais lidas


Categorias



Selektz