Banner Ofertas


04/02/2022 09:35:39

Top 10 Melhores Livros de Biografias de Presidentes do Brasil

Selecionamos as 10 melhores biografias de presidentes brasileiros com venda pela Internet pra comprar sem sair de casa.

Top 10 Melhores Livros de Biografias de Presidentes do Brasil

1

Juscelino Kubitschek. O Presidente Bossa-Nova

Texto de Marleine Cohen, prefácio de Maria Adelaide Amaral e entrevista exclusiva com Oscar Niemeyer. O livro reconstitui a vida de Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), primeiro presidente brasileiro eleito democraticamente que terminou o seu mandato na história da República. E, mais do que isso, a obra traça o panorama político, social e cultural de uma época em que o Brasil vivia uma onda de entusiasmo com seu futuro. Juscelino será sempre lembrado pelo seu empreendedorismo em relação à construção de Brasília e pela resistência pacífica às tentativas de deposição arbitrária que sofreu durante seu mandato. Talvez por isso seja considerado no meio político e intelectual - e também para povo brasileiro - o mais admirável presidente da República a ocupar o cargo no País. No próximo ano, quando se completam 30 anos da morte de JK, o Brasil terá a oportunidade de refletir sobre as possibilidades e os desafios da política como instrumento de transformação da sociedade. Habituados à lembrança do estadista, os leitores se surpreenderão com os detalhes sobre sua vida pessoal. É o retrato de um homem simples, filho de um caixeiro-viajante vítima da malária e de uma professora, nascido na provinciana Diamantina do início do século XX. O 'presidente bossa-nova', como ficou conhecido durante seu mandato pelo sorriso e pelo trato ameno, passou uma infância de garoto pobre de interior. O homem que propôs - e executou - 'cinqüenta anos em cinco' era o mesmo que gostava de dançar, preferia a comida da roça, amava as coisas simples da vida, as serestas e os aviões.A ascensão na política foi proporcional à atitude modernizante e corajosa que assumiu desde os tempos de prefeito de Belo Horizonte, passando depois pelo governo de Minas, até chegar ao Catete e finalmente ao Palácio do Planalto, na recém-construída Brasília. Marleine Cohen mergulha no universo de Juscelino e sua época para resgatar, através de lembranças fraternas e emocionadas das pessoas que conviveram com ele, e de fotografias que ajudaram a fazer a história, a complexidade desse personagem que passou a infância brincando descalço nas ladeiras de Minas e mudou para sempre a história do País.

Saiba mais

Juscelino Kubitschek. O Presidente Bossa-Nova
2

Jango e eu: Memórias de um exílio sem volta

Aos 7 anos, João Vicente, filho de Jango e de Maria Thereza, foi, junto com a irmã Denize, testemunha e vítima das circunstâncias que levaram a família ao exílio. Agora, mais de 50 anos depois, João recupera as memórias de um período turbulento, desde a vida no Uruguai, onde foi alfabetizado, até a idade adulta. Neste inventário afetivo da família Goulart, o registro histórico se relaciona ao pessoal. A incerteza, a falta de notícias, a difícil adaptação ao cotidiano uruguaio. O terrível momento no qual ficou claro que o golpe era muito mais do que uma quartelada e que duraria décadas. O avanço dos governos totalitários nas Américas. O fim da relativa liberdade com a queda da democracia uruguaia, no início da década de 1970, e a subsequente mudança dos Goulart para a Argentina. Os encontros com Paulo Freire, Glauber Rocha, Juan Domingo Perón, entre outros amigos ilustres de Jango. Mais do que um livro de memórias escrito pelo filho de João Goulart, este é um valioso registro sobre as consequências da perda das liberdades individuais e um lembrete para ficarmos sempre atentos aos rumos políticos do país, de maneira a assegurar a manutenção da democracia.

Saiba mais

3

Getúlio 1 (1882-1930)

Getúlio Dornelles Vargas (1882-1954) é a figura histórica sobre a qual mais se escreveu no Brasil. No entanto, na copiosa bibliografia dedicada a ele, não havia até agora uma biografia completa, de cunho jornalístico e objetivo, que procurasse reconstituir em minúcias a trajetória pessoal e política do personagem do modo mais isento possível. A monumental trilogia Getúlio, de Lira Neto, da qual se lança agora o primeiro volume, vem suprir com sobras essa lacuna. Ao longo de dois anos e meio, o autor se debruçou sobre uma vastíssima gama de documentos - muitos deles inéditos ou pouco explorados - para ajudar a decifrar a “esfinge Getúlio” e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo indivíduo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo. Sem desdenhar nenhum tipo de fonte ou arquivo, Lira Neto se serviu de cartas pessoais e memorandos oficiais, de diários íntimos, autos judiciais, boletins de ocorrência, notícias de jornal, anúncios de publicidade, charges, hinos, marchinhas, livros de memórias, entrevistas, depoimentos etc. O resultado desse árduo trabalho, acompanhado de um mergulho na bibliografia histórica sobre o período, é um relato envolvente, por vezes eletrizante, ao qual o talento narrativo do autor confere a vivacidade e o ritmo de um bom romance. A herança política caudilhista, sob a égide dos caudilhos gaúchos Julio de Castilhos e Borges de Medeiros; a formação positivista, com uma forte tendência anti-cristã depois abafada por conveniências políticas; as escaramuças da sangrenta política regional gaúcha; o aprendizado da política (e da politicagem) em âmbito nacional na capital da República; as relações ambivalentes com as velhas oligarquias e com a inquietação tenentista; o esboço das ideias trabalhistas e da tutela do estado sobre as relações entre o capital e o trabalho; o desenvolvimento de uma personalidade política ardilosa; a oscilante candidatura de oposição à presidência em 1930 e por fim a Revolução vitoriosa que liquidou a Primeira República e instaurou uma nova era na política brasileira - tudo isso é narrado de modo vívido neste primeiro volume.

Saiba mais

Getúlio 1 (1882-1930)
4

A arte da política - a história que vivi

A arte da política - A história que vivi é um raro mergulho nos bastidores do poder. Uma obra fundamental para quem quer conhecer por dentro o jogo político e máquina governamental. Mas esta obra vai muito além dos escritórios palacianos. Mergulha fundo em um período chave da vida do país, que vai do auge do regime militar até a posse do presidente Lula, com reflexões, análises e fatos, muitos deles inéditos.

Saiba mais

A arte da política - a história que vivi
5

Lula - O Filho Do Brasil

Em sua 3ª edição atualizada esta biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mais completo levantamento sobre a trajetória do maior líder popular do Brasil. No livro Lula fala sobre si mesmo como nunca falou. Abrindo as janelas da memória retoma as primeiras lembranças da infância conta dos sonhos e conquistas sem esquecer as derrotas e os sofrimentos.

Saiba mais

Lula - O Filho Do Brasil
6

O real Itamar: Uma biografia, Yazbeck, Ivanir

Esta obra revela detalhes da vida e da intimidade de Itamar Franco, o político mineiro que assumiu os destinos da nação e proporcionou ao país uma nova era de amadurecimento político e de estabilidade econômica a partir da criação do real. Este livro resgata em texto e imagens não só o homem, como também o político que mudou a cara do país.

Saiba mais

O real Itamar: Uma biografia, Yazbeck, Ivanir
7

Tancredo Neves: A noite do destino: A noite do destino

A biografia definitiva de Tancredo escrita brilhantemente por seu assessor na histórica campanha de 1984. Tancredo Neves: A noite do destino retrata a vida pessoal e, principalmente, a trajetória política do primeiro presidente brasileiro eleito após o regime militar. O jornalista político José Augusto Ribeiro, assessor de Tancredo Neves durante a histórica campanha de 1984, traz a público o resultado de mais de quinze anos de pesquisa. O leitor encontrará farto material bibliográfico, incluindo documentos do arquivo pessoal de Tancredo, fotos, entrevistas exclusivas e fatos ainda inéditos sobre esse líder nacional. “Brasileiros, neste momento, alto na história, orgulhamo-nos de pertencer a um povo que não se abate, que sabe afastar o medo e não aceita acolher o ódio. A nação inteira comunga deste ato de esperança. Reencontramos, depois de ilusões perdidas e pesados sacrifícios, o bom e o velho caminho democrático.”

Saiba mais

Tancredo Neves: A noite do destino: A noite do destino
8

Me esqueçam: Figueiredo: A biografia de uma Presidência

Me esqueçam: Figueiredo é o relato biográfico de uma Presidência que ressignificou a vida de um oficial do Exército cuja maior aspiração era ascender na carreira militar, mas que o destino alçou ao cargo político mais cobiçado do país. Da antagônica combinação entre desejo e realidade, emana o caráter sui generis de João Baptista Figueiredo, último presidente a comandar o Brasil durante o regime militar. Apaixonado por equitação, certa vez confessou preferir os cavalos ao próprio povo que jurara servir, o que diz muito sobre a sua controversa personalidade.Em meio a declarações erráticas e frequentes oscilações de humor, agravadas em decorrência de problemas cardíacos, Figueiredo levou adiante o processo de abertura política e, entre bombas e atentados, cumpriu o que prometera em sua cerimônia de posse: ""Hei de fazer desse país novamente uma democracia."" Fez. Tendo anistiado adversários políticos, foi incapaz de anistiar a si próprio e bateu a porta pedindo publicamente que o esquecessem. O esquecimento pretendido por Figueiredo, entretanto, privaria o país da memória de um dos períodos mais controvertidos da vida política nacional - o capítulo final da ditadura militar.Se biografias costumam retratar de forma cronológica a vida do personagem biografado, Me esqueçam: Figueiredo trilha caminho distinto: dedicando-se ao período compreendido entre 1979 e 1985, busca detalhar a complexa persona do protagonista do ocaso do regime militar. Para isso, o autor, Bernardo Pasqualette, se debruçou sobre diversas fontes de pesquisa, inclusive documentos da época e registros de processos judiciais. Realizou também dezenas de entrevistas com pessoas que conviveram de perto com o ex-presidente, como José Sarney, Delfim Netto, Fernando Henrique Cardoso, Ernane Galvêas, Carlos Langoni, Alfredo Karam e Elio Gaspari, entre outros.

Saiba mais
Me esqueçam: Figueiredo: A biografia de uma Presidência
9

Castello: A marcha para a ditadura

Nesta biografia de fôlego, Lira Neto destrincha a vida do general que articulou o golpe de 1964 e faz uma arguta reflexão sobre as relações entre os militares e a política no Brasil republicano. Nova edição com prefácio de Heloisa Murgel Starling. Primeiro presidente da ditadura instaurada em 1964, Humberto de Alencar Castello Branco é um personagem-chave da história do Brasil contemporâneo. Seu curto mandato ainda hoje enseja reavaliações e revisionismos. Exercendo com habilidade e discrição o poder quase absoluto, Castello lançou as bases do regime de força que atormentou o país durante duas décadas. Ora visto como monstruoso e implacável, ora como tolerante e sensato, o estrategista do golpe civil-militar continua a levantar polêmicas, mas, contraditoriamente, sua trajetória tem sido pouco estudada. Em sua primeira grande biografia, agora em nova edição, Lira Neto apresenta uma visão abrangente e equilibrada sobre o homem, o militar e o político, munido da mais completa documentação já reunida sobre Castello. O autor da aclamada trilogia Getúlio investiga em profundidade a vida e as lutas do general franzino que, sem disparar um tiro, derrotou inimigos e aliados na guerra sem quartel pelo poder máximo da República.

Saiba mais
Castello: A marcha para a ditadura
10

Sarney a biografia

QUEM É ESSE POLÍTICO SEM O QUAL NÃO SE PODE CONTAR A HISTÓRIA RECENTE DE NOSSO PAÍS? Que homem é esse? Que político é esse? Como Sarney avalia a sua trajetória, os momentos mais marcantes que viveu no poder? Sarney sempre esteve no poder! Como seus amigos o veem? E como o veem os seus inimigos, aos quais Sarney se refere como adversários? A jornalista e escritora Regina passou os últimos cinco anos tratando de escrever este livro que, enfim, ganha as livrarias de todo o país. Ela tem algumas das respostas. Sem ódios nem paixões, esta biografia foi escrita para que o leitor tire suas próprias conclusões sobre quem é José Sarney.

Saiba mais
Sarney a biografia

Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


mReviews LogoREVIEWS

Mais lidas


Categorias



Selektz